Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

Ir é o melhor remédio: Palácio da Brejoeira

IMG_5112.JPG

O Palácio de Brejoeira localiza-se bem perto do centro de Monção e data de início de século XIX, tendo passado por diversos proprietários, dos quais a última o habitou até 2015 (dá para imaginar alguém a viver nesta maravilha até há pouco mais de 2 anos???!!!).

Não sendo eu uma apaixonada pelas monarquias e por esse período da história, adoro palácios (costela Princesinha) e assim que percebi que este me andava a escapar e ficava a cerca de 1h30 do Porto, aproveitei o feriado de 15 de Agosto para me fazer à estrada e descobri-lo.

IMG_4978.JPG

A melhor forma de o conhecermos é com uma visita guiada. Existem 2 opções: a visita completa de 1h (interior do Palácio, bosques e adega), por 7,50 ou a visita mais curta de 30 min (só interior) por 5 euros. Ora se uma pessoa lá vai é para conhecermos tudo, por isso nem hesitamos! Relativamente à visita propriamente dita tenho a apontar o facto de ser muito rápida. O palácio tem interiores lindíssimos e uns bosques magníficos em volta e não temos oportunidade de os aproveitarmos e conhecermos devidamente. É sempre a andar! Até percebo que a afluência de turistas e as muitas visitas justifiquem este ritmo acelerado, mas deveria ser dada a hipótese de quem paga um bilhete poder ter "tempo livre" no exterior (não é permitido visitar ou permanecer nos jardins e bosque para além da visita).

Tirando isto, vale realmente a pena!

Infelizmente não é permitido tirar fotos do interior (também não consigo perceber bem porquê) mas facilmente encontramos imagens do seu interior na internet, do qual destaco a biblioteca (como não?) e o jardim interior. Alguns elementos decorativos e mobiliário são também muito bonitos.

6179021883_8d12f09998_b.jpg

palacio_brejoeira8.jpg

palacio-da-brejoeira.jpg

sds.jpgDepois o exterior: uma carrada de hectares de bosque e vinhas (vinho Alvarinho, como não podia deixar de ser nesta zona). Espaços absolutamente deliciosos nos quais apetece sentar e ficar e fotografar muito!

IMG_4973.JPGIMG_4987.JPG

IMG_4988.JPGIMG_4990.JPG

IMG_4991.JPGIMG_5080.JPG

   Se estão pelo norte do país este é um óptimo local para visitarem!