Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

Bons hábitos não são sinónimo de dieta

   Os portugueses confundem boa alimentação e bons hábitos com "Ai, estás a fazer dieta!!!" . Confirmei as minhas suspeitas quando o patrãozinho entrou na minha sala e disse "Estou sempre à espera do dia em que não a vou encontrar aqui". Eu fiz todo um ar de Ups! Será assim tão evidente que estou louca louquinha por me ver daqui para fora?". Mas a questão não era essa. "Então, já conseguiu perder alguns quilos? Ouvi dizer que é cházinho, leitinho de soja, bolachinha integral, bolachinha de soja...Qualquer dia desaparece". Passemos aos esclarecimentos (saltando a parte em que fazem um relatório completo do que como e não como nas minhas costas): bebo cházinho que levo numa bonita termos que verte água que nem uma tola, porque os líquidos fazem bem a tudo e mais alguma coisa e não simpatizo com água, muito menos no Inverno, vai daí cházinho de todos os sabores cai muito bem. Bebo leitinho de soja porque gosto, faz bem e não consta que faça emagrecer. Como bolachinha integral porque gosto e porque não gosto de bolachas muito doces ou muito elaboradas. Como bolachinha de soja porque são muito boas.

   Sou uma rapariga de bons hábitos (alimentares, pelo menos) - or at least, I try! Nem sempre o fui. O peixe (apenas e só grelhado, que tantos anos a negar peixe não se apagam de um dia para o outro) e os legumes entraram na minha vida muito recentemente. Larguei os refrigerantes- era totalmente viciada em coca-cola- porque não me fazem falta e porque vivo muito bem sem eles (e já agora, um ponto a favor da minha celulitinha). Não como bolos porque não gosto. Nunca gostei. Cremes, natas e afins nunca me despertaram a atenção e conseguem pôr-me o estômago às voltas. Aliás, sempre fui aquela que não come bolo nas festas e que não quer comprar bolo para as festas. Doces do género também nunca me fizeram água na boca. Não como chocolates, porque são poucos os que me agradam o paladar. Não como McDonald`s porque não gosto. Já comi muito, agora só escapa o cheirinho das batatas fritas. Não bebo café porque não gosto e porque das duas ou três vezes em que bebi fiz figuras tristes, do género segurem-me que eu vou cair. Não como fritos porque só o cheiro enjoa. Umas batatinhas fritas de quando em vez sabem bem, especialmente se forem fritas em casa ou a acompanhar uma francesinha ou um frango de churrasco e umas papas de sarrabulho. Gosto de bolachas integrais e de água e sal porque sim e porque sempre gostei. Prefiro iogurtes magros, porque não os acho tão doces. As bolachas de chocolate que como são sem açucar, porque o chocolate parece não saber tanto a chocolate (e confesso que vai um pacote de uma vez só).

Posto isto, não faço dieta. Nunca fiz. Como tudo o que gosto. Não tenho culpa de não gostar daquelas coisas que os outros acham deliciosas e tentadoras. És uma esquisita. Pois sou. Sempre fui. Muito pior do que o que sou hoje até. A idade trouxe-me, entre outras, alguma maturidade alimentar. Se tenho cuidado com a linha? Claro que tenho. Sou mulher! E todos deveriam ter. Fazer dieta seria um pesadelo para mim, já que não funciono se tiver um ratinho no estômago a pedir comida. Como pouco, porque sempre comi assim. Como isto e aquilo, porque é disto e daquilo que gosto.

Portanto, só para esclarecer o patrãozinho: não faço dieta. Cuido-me. E agora vou à cozinha buscar umas bolachinhas que o ratinho já pede algo. E se me apetecer como uma comida bem calórica este fim-de-semana.

3 comentários

Comentar post