AVC - Trabalho reconhecido
Acidente Vascular Cerebral. Episódio súbito e imprevisivel que suscita desde sempre um marcado interesse em mim. Por isso e não só foi o meu "tema" de estágio e de trabalho durante 6 meses num lar de terceira idade que deitou por terra qualquer prognóstico de uma velhice enfadonha e triste e que me fez acreditar que ainda existem locais óptimos para envelhecer.
Vítimas de AVC eram mais que muitas. As consequências mais ou menos graves mas sempre devastadoras e imutáveis física e/ou psicologicamente. Ainda assim os sorrisos eram fáceis de encontrar.
A pesquisa e revisão da literatura realizada permitiu-me conhecer ainda melhor esta patologia assustadora e o trabalho com os doentes fez-me ver como as coisas podem mudar de forma tão repentina e assustadora. Talvez por isso o meu trabalho me tenha dado tanto prazer - ambicionava, não mudar algo, não apagar o passado, mas melhorar o presente com esperança no futuro.
A estimulação / reabilitação neuropsicológica mostra-se fundamental e indispensável, para dessa forma potenciarmos as capacidades preservadas compensando as perdidas.
Para melhor compreensão do que é o Acidente Vascular Cerebral, fica a revisão de literatura por mim elaborada e publicada no site psicologia.com.pt.
http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0095.pdf
AVC - Prevenir para não sofrer.