Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

"...always look to the bright side of life..."


   Nestes últimos dois dias tive oportunidade de participar num workshop apelidado de POSITIVidade, que nos apresentou um programa de intervenção junto de idosos baseado nos princípios da psicologia positiva e que se foca precisamente na potenciação dos recursos positivos das pessoas. Acho estas perspectivas bastante interessantes e o trabalho que desenvolveram bastante benéfico para os idosos e para nós, técnicos e acima de tudo pessoas.

   Neste período tão conturbado, em que nos parece tão difícil ver o lado positivo dos dias, nunca é demais reforçar esta necessidade de "look to the bright side of life". Antes de tudo o mais necessitamos de uma transformação enquanto pessoas para depois, sim, podermos levar essa positividade aos outros e há tanta gente a precisar dela, mesmo aqueles que parecem já se encontrar na recta final das suas vidas.

   Curiosamente, o workshop começou ontem com um desafio tão simples mas tão interessante: identificar 3 momentos positivos da semana. Automaticamente pensei: momentos positivos, esta semana??? Precisamente esta semana? Zero!!! Mas não é verdade. Parando um pouquito para reflectir consegui encontrar 3 e até mais momentos positivos. Na verdade, acho que conseguia encontrar um momento positivo para cada dia. É verdade que foi uma semana complicada, pesada e bastante exaustiva, mas a verdade é que acabou por ser uma semana que correu bem. Fiquei esgotada, é certo, e isso altera completamente a perspectiva que temos das coisas, mas tudo o que estava programado foi feito, o que foi surgindo também o foi e tudo acabou por correr pelo melhor. E o cansaço há-de passar.

   Na sequência deste desafio inicial que me foi colocado, porque não, nós adaptarmos esta rotina de identificarmos os nossos momentos positivos? Podemos começar pelos momentos positivos da semana e depois passar para o momento positivo do dia...assim ali naquele momento tão bom em que fechamos os olhos e aguardamos a chegada do João Pestanas, porque não perder uns segunditos a identificar momentos positivos?

2 comentários

Comentar post