«Dentro do Segredo», José Luís Peixoto
Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios._______________________________________
Gosto sempre de saber um pouco mais sobre tudo aquilo que nos faz questionar até onde pode ir o ser humano, para o bem e para o mal. Conhecer um pouco melhor as vivências de um dos países mais fechados e secretos do mundo pelas palavras do José Luís Peixoto é não só uma experiência de conhecimento como de muito boa literatura. Não é como ler um qualquer artigo de jornal, que nos parecem sempre excessivamente teóricos e frios, distantes. Neste livro temos o relato de quem por lá passou por que sim, porque quis e não porque teve de ser, e talvez aí resida uma das grandes diferenças e aquele cheirinho que torna este livro muito apetecível.