De como me apaixonei novamente pelo Algarve
Quando era miúda,as "férias de verão" eram sempre pelo nosso país. Começamos pela Póvoa de Varzim, quando era mesmo muito, muito pequenita, e depois, como a maioria dos portugueses, descobrimos o Algarve e por lá ficamos durante uns bons anos. Lagos foi a localidade escolhida durante cerca de 7/8 anos e nunca me cansei daquelas´férias. Mas depois descobrimos "o estrangeiro", ao mesmo tempo que o Algarve se deixou levar pelas massas e se tornou um local onde era caro passar férias, comparativamente com os preços oferecidos por outros destinos fora do nosso país. E assim lá nos metemos num avião à descoberta de ilhas espanholas (já tenho saudades de Maiorca, é verdade), praias do sul de Espanha, Tunísia, Bulgária, Cabo Verde...nunca senti saudades das férias por terras que são nossas, já que o que encontrava lá fora era sempre melhor ao que conhecia do Algarve.
Este ano tive a oportunidade de passar férias fora e dentro do nosso país. Já havia regressado ao Algarve há cerca de 2 anos, para os dias em Monte Gordo, mas foi apenas este ano que eu fiz definitivamente as pazes com o sul do nosso país. Há qualquer coisa no ar alrgarvio que não há em mais nenhum lado. É um cheiro que nos preenche assim que vemos a placa "Algarve" e que não sentimos em mais local nenhum e que fica connosco mesmo depois de partimos. Tinha-o cá dentro desde as primeiras férias que passei por lá, há mais de 12 anos, e este ano pude recarregar os frasquinhos internos que nos acompanham. Há muito que um local de férias não me preenchia tanto como o Algarve o fez durante esta última semana. Há muito que não sentia o quanto é bom passar férias no nosso país, de falar na nossa língua, de comer as nossas comidas e conviver com as nossas gentes. E há muito que não via uma praia tão bonita como a prai de S. Rafael, eleita algures como a 4ª praia mais bonita do mundo!
Conclusão: estou novamente rendida ao sul do nosso país e volto lá sempre que quiserem! Fico satisfeita por ter encontrado um Algarve a rebentar pelas costuras numa altura em que só se fala de crise e de ter percebido que a melhor zona turística do nosso país está finalmente ao nível de outros locais turísticas internacionais, em termos de qualidade, preços, hotéis, serviços, hospitalidade...
Uma palavrinha especial para a região de Albufeira, por onde estive e que não conhecia. Agradou-me bastante vê-la tão limpa, tão organizada, tão apresentável, tão cheia de vida e alegria.
Mais do que nunca, férias no nosso país, yes please! Obrigada Algarve por voltares a ser um lugarzinho especial cá dentro.