«Longe do Mar», Paulo Moura
Longe do Mar é uma viagem pela Nacional 2. De Chaves a Faro, pelo interior, Paulo Moura percorreu a mais longa estrada do país, contando histórias de lugares e pessoas. Essa primeira série de reportagens foi publicada no jornal Público, em Agosto de 2007. Mais tarde, o jornalista decidiu voltar atrás, recapitulou caminhos e narrativas, em busca do que ficara por contar.
Que aconteceu aos contrabandistas de Vila Verde da Raia? À menina que amou de mais, aos playboys do Tortosendo, à louca do Trevim, ao casal de ferreiros apaixonado por livros, a Natália, que dormiu na cela prisional do assassino do marido, ou Joaquina, que viveu sozinha, com a filha, Iria, durante 20 anos, numa aldeia abandonada?
Os seus destinos, não o da estrada, marcaram o rumo desta viagem._________________________________________________________
Um livro pequenino, muito fácil de se ler, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, à venda em qualquer Pingo Doce por pouco mais de 3 euritos.
Neste livro viajámos através da EN2, a mais longa do país e provavelmente a mais deserta, mas cheia de histórias de outros tempos que às páginas tantas nos deixam a pensar no que a vida já foi...
Bastante interessante.