Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

1001 pequenos nadas...

...que são tudo, ou apenas esboços da essência de uma vida entre as gentes e as coisas, captados pelo olhar e pela mente livre, curiosa e contemplativa. Por tudo isto e tudo o resto: É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

O meu pequeno-almoço

 

 

 

 

   Variar a minha alimentação, mantendo-a saudável e equilibrada, é para mim uma preocupação e uma necessidade. O pequeno-almoço não é excepção. Desde sempre valorizei esta refeição. Não me consigo recordar de uma única vez que tenha saído de casa sem tomar o pequeno-almoço, por mais apressada que estivesse. Simplesmente não consigo pensar em começar o dia sem comer e tenho de o fazer pouco tempo depois de acordar. 

   Durante muitos anos de juventude e ignorância, empanturrei-me dos clássicos cereais de pequeno-almoço. Como nunca fui adepta do chocolate, devo ter comido toneladas de Estrelitas e outros cereais de mel. A dada altura enjoei aquilo e virei-me para os Fitness e os Special K, durante outros tantos anos, julgando que estava a fazer uma grande coisa. Até que me fui apercebendo que também esses pseudo cereais saudáveis estão carregados de açucar e depois de muito pesquisar decidi: as minhas manhãs vão mudar! E mudaram! Para melhor e mais variado. Altero diariamente o meu pequeno-almoço, que actualmente varia entre 3 grandes opções:

1509313_745330058847674_5256858353636902323_n.jpg

 As famosas papas de aveia, que são assim a minha grande perdição desde que as descobri. Tenho esta opção de aveia em floco, quase instantanea, muito rápida de preparar no microondas, que é a opção ideal para as minhas manhãs de correria. Mas também preparo as tradicionais. Preparo-as com leite sem lactose e ás vezes com bebida de aveia ou soja, mas não aprecio tanto com essas bebidas. Adoço-as sempre com canela e por vezes com um pouco de mel. Por vezes também lhes junto fruta. Como-as 2/3 vezes por semana, especialmente naquelas dias em que sei que vou ter uma manhã mais longa e com menos tempo para pausas e ao fim-de-semana antes de ir treinar. Agora com o tempo mais frio sabem ainda melhor. 

10415703_748604621853551_5806150206061222918_n.jpg

 O clássico pãozinho. Já há muito que deixei de comer pão branco e por isso opto sempre por pão integral, de centeio ou outros cereais mais saudáveis. Como-o sempre torrado (até porque tenho por hábito congelar o pão e descongelo-apenas quando sei que o vou comer) e acompanhado por fiambre de frango ou peru, ou queijo fresco. Para beber, uma bebida de soja, arroz, aveia ou coco e agora que o frio chegou também um leite com cevada. Quase sempre junto a isto uma peça de fruta.

10671239_747956678585012_101399640673422539_n.jpg

 

 

Não podia faltar o iogurte natural magro com a fruta, os cereais integreais (aveia, cevada, muesli, milho...), as sementes e tudo o que para lá quisermos enfiar. Basicamente é abrir o frigorifico, abrir o armário, ver o que há e misturar. Esta é a opção que como menos vezes porque quase sempre é a minha opção de lanche pré-treino, pelo que não gosto de repetir muito as refeições. 

 

Uma vez por semana permito-me um guilty pleasure também ao pequeno-almoço, que são os cereais. Ultimamente virei-me para os kellogs zero, sem açucar e de milho, por me parecerem os menos pecaminosos, de longe a longe volto a uma boa tigela de fitness ou special K e, recentemente, descobri o Weetabix numa promoção, provei e gostei bastante daquela consistência de papa. Eu sei que eles alegam ser baixos em matéria gorda e açucares, mas mesmo assim, apenas uma vez por semana.

Mais sugestões de pequenos-almoços rápidos, saborosos e saudáveis, há? 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.